quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Parando de fumar

Bom dia gente! Tudo bem com vocês?

Hoje vou trazer um assunto um pouco diferente do que vocês costumam ler aqui: cigarro.
Hoje, dia 18 de setembro de 2013 faz exatamente um ano que parei de fumar




Vou contar um pouquinho da minha história:
Coloquei um cigarro na boca pela primeira vez aos 12 anos. Tenho vergonha disso, mas comecei porque achava bonito e queria provar que era "malandrinha" pra geral. No começo eram só cigarros de gosto, pra brincar mesmo.. Mal sabia que isso estava longe de ser apenas uma brincadeira.
O consumo se tornou mais frequente, na época era modinha fumar.. Mudei de colégio aos 15 anos no Ensino Médio e lá comecei a namorar um menino que também "brincava" de fumar. Toda essa rotina de fumar um cigarro depois da aula juntos, outro num role, outro no bar acabaram virando costume e quando eu menos esperava eu já estava viciada e não sabia.. Pensava que a qualquer momento eu conseguiria parar!
Em churrascos eu fumava muito, já tinha virado "caipora", "chaminé".. era como minhas amigas me chamavam. hahaha Chega a ser engraçado mas olha a que nível chegamos.. Chegou um momento que eu simplesmente desisti e aceitei que fumaria para o resto da minha vida.. Vira e mexe me pegava pensando em parar, mas só de pensar já me dava nervoso e ansiedade e eu precisava fumar um cigarro. hahaha

Na faculdade era impossível resistir.. Muita gente descia do prédio para fumar.. consequentemente, eu não tinha nem tempo de parar pra pensar no mal que fazia e etc.

Na metade de 2012 meus pais descobriram que eu fumava e com certeza a decepção foi enorme. Nem com isso eu pensei em parar, era inviável. Eu não iria conseguir, aliviada todo meu stress, eliminava minhas frustrações, amenizava minha ansiedade..
Pouquíssimos meses depois eu tive um problema de saúde e comecei a relacionar o problema que eu estava passando com o cigarro e naturalmente acabei parando por um tempo...
Quando estava melhor e já sabia que o meu problema não tinha nada a ver com o cigarro, senti vontade de voltar, mas aproveitei que já estava a umas semanas sem e continuei.

O começo foi dificílimo, me coçava toda de vontade, me estressava, ficava bem irritada, chorava algumas vezes.. mas persisti. Depois disso eu engordei bastante, passei a comer muito mais do que antes mas hoje, depois de pouco mais de 4 anos fumando, completo exatamente 1 ano que larguei esse vício nojento. Não foi por vontade minha que parei, mas mesmo assim me orgulho muito de ter sido vontade minha continuar sem ele.
Hoje me sinto mais leve, não preciso de nada pra me afirmar, não preciso de nada pra me sentir bem. Aprendi a controlar minha ansiedade e vivo muito feliz com isso! Não exalo mais cheiro de cigarro, não cheiro a cinzeiro, não tenho vergonha de entrar em um elevador cheio de gente e ouvir "que fedô de cigarro".. e o melhor de tudo: minha saúde está bem mais feliz assim.

Não me sinto tão preparada pra dar dicas pra quem quer parar, pois não foi uma decisão minha, foi apenas uma consequência de um problema e eu decidi continuar com a ideia.. Mas uma coisa que me ajudou muito na época foi tomar muita ÁGUA, evitar situações que me lembrassem cigarro como por exemplo bares e roles sem muita dinâmica, estar sempre ocupada com atividades..
Mas acho que o melhor é realmente sempre que sentir vontade, tomar muita água, gelada se possível.. Com o tempo acostuma e o ato de fumar sai da sua rotina. Hoje penso nisso como algo estranho que não se encaixaria nas minha vida.. Fora que me sinto tão limpinha sem aquele cheiro, que acaba compensando todo esforço desse último ano.

Outra coisa que é mais psicológica que me ajudou demais foi a cada dia pensar "tantos dias sem fumar" e compartilhar isso com pessoas próximas. Na época, as pessoas do meu trabalho que me enxergavam como "filha" ficavam tão felizes que isso me incentivava a aumentar a cada dia mais os "dias" sem fumar..

Hoje eu tenho certeza que não caio mais na tentação, não terei recaídas.. Frequento lugares com gente fumando do meu lado, tenho amigos e amigas próximas que fumam e não sinto a menor vontade. Inclusive, o cheiro me incomoda.. Hoje sinto que nunca fumei um dia e é extremamente satisfatória essa sensação!!

Bom gente, é essa a minha história! hahaha
Pra quem pensa em parar, basta determinação e de fato querer. Não adianta dar desculpas esfarrapadas pois não tem vontade de parar.. Tudo que quisermos, nós conseguimos. Basta ter foco..
E pra quem não pensa em parar, comecem a pensar. É um alívio tão grande não depender disso que vocês não fazem ideia..

Alguém tem alguma história assim pra contar?? Contem nos comentários, é muito bom o incentivo das pessoas com histórias próprias ou de conhecidos..
Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá :)